Hari Alexandre Brust, um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e presidente de honra do partido na Bahia morreu aos 83 anos em Salvador, na noite de quarta-feira (24). O corpo dele será cremado no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, nesta quinta-feira (25).
Hari estava internado na capital baiana em decorrência de uma pneumonia e contraiu Covid-19. Gaúcho radicado na Bahia, ele era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Na Bahia, o pedetista foi presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBMP), das Centrais de Abastecimento da Bahia S/A (Ceasa) e da Empresa de Limpeza Pública de Salvador (Limpurb).
Em junho do ano passado, ele recebeu a medalha Tomé de Souza e foi condecorado como cidadão soteropolitano. Hari Brust também foi escritor, autor de “Leonel Brizola – Uma Biografia”, onde conta a trajetória política do principal fundador do PDT.
A morte de Hari Brust foi lamentada por Carlos Lupi, o atual presidente do partido — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A morte de Hari foi lamentada por Carlos Lupi, o atual presidente do partido. Nas redes sociais, ele escreveu que Hari era um valioso companheiro.
“Com profundo pesar, acabo de receber a notícia da passagem de nosso valioso companheiro Hari Alexandre Brust, presidente de honra do PDT da Bahia. É mais um brasileiro que perde a batalha para a Covid-19. Brust dedicou sua vida à causa do povo brasileiro. Ocupou inúmeros cargos de direção do partido na Bahia – que ajudou a fundar e era membro do Diretório Nacional”, disse Lupi.
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que também é pedetista, prestou homenagens a Hari Brust.
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que também é pedetista, prestou homenagens a Hari Brust. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
“É com profundo pesar que recebo a informação do falecimento do ex-presidente e fundador do PDT, Hari Alexandre Brust. Ilustre pedetista que deixa um enorme legado de defesa incansável da democracia e das causas trabalhistas. Minha solidariedade aos familiares e amigos deste grande homem público”, escreveu ela.
O secretário de Saúde da capital, Léo Prates, que também é do PDT, escreveu sobre a morte de Hari Brusta nas redes sociais.
“Fui informado do falecimento do amigo e fundador do PDT Hari Brust. Sua trajetória de luta política e defesa da democracia está eternizada na história do nosso país. Ofereço meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz, irmão”.