Vídeo: Geleira do Himalaia se solta, causa enchente e há relatos de mortos; 150 pessoas estão desaparecidas

MUNDO REGIÃO METROPOLITANA

Cerca de 150 pessoas podem ter morrido em um acidente no norte da Índia neste domingo (7/2), depois que uma geleira do Himalaia se soltou e destruiu uma barragem hidrelétrica. O volume de água causou uma enchentes e diversas vilas tiveram que ser esvaziadas com urgência.

Uma testemunha relatou a agência Reuters ter visto uma parede de poeira, rocha e água enquanto uma avalanche descia o vale do rio Dhauli Ganga, localizado mais de 500 km ao norte de Nova Delhi, no estado de Uttarakhand. “Veio muito rápido, não havia tempo para alertar ninguém”, disse Sanjay Singh Rana, que mora na parte superior do rio na vila de Raini. “Eu senti que até nós seríamos varridos.”

Om Prakash, secretário-chefe de Uttarakhand, disse que de 100 a 150 pessoas estavam mortas, mas o número real ainda não foi confirmado. O chefe da polícia estadual Ashok Kumar disse aos repórteres que mais de 50 pessoas que trabalhavam na barragem estavam entre os mortos, embora alguns outros tenham sido resgatados. Kumar também disse que as autoridades esvaziaram outras barragens para conter a água que fluia do rio Alakananda.

A empresa estatal NTPC disse que a avalanche danificou uma parte de sua usina hidrelétrica que estava em construção no rio, mas disse que a situação está sendo monitorada continuamente. A Força Aérea da Índia sirá ajudar nas operações de resgate, enquanto as equipes de resposta a desastres eram transportadas de avião para ajudar no socorro. Soldados do Exército já foram destacados e helicópteros estão fazendo reconhecimento.

 

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *