Após o colapso no sistema de Saúde do Amazonas, com falta de oxigênio e necessidade de transferir pacientes para outros estados, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (sem partido), anunciou que vai transferir pacientes com Covid-19 para outras unidades da Federação. Os transferidos serão alguns daqueles que estão na fila, ainda à espera de um leito de UTI. Segundo o secretário de saúde do estado, há 40 pessoas esperando uma vaga de internação.
De acordo com o G1 RO, o anúncio foi feito no sábado (23) durante uma transmissão ao vivo no Facebook. Durante o dia, o governador e a equipe de saúde do estado passaram o dia em negociações com o Ministério da Saúde para garantir a mudança desses pacientes de Rondônia para outros hospitais federais do país.
“Nós mandamos o documento [para o Ministério da Saúde], todo trabalho está sendo desenvolvido para que isso aconteça [transferência] e para que nós possamos salvar vidas”, contou Rocha na live.
Conforme aponta a publicação, o governo do estado informou que há poucos leitos de UTI disponíveis — pelo menos 12 hospitais estão 100% ocupados — e também faltam médicos. O governador, então, pediu que o Ministério da Saúde envie profissionais a Rondônia.