O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra Covid-19, com as primeiras remessas sendo enviadas para o Brasil e Marrocos, nesta sexta-feira (22/1). A informação foi dada pelo secretário de Relações Exteriores da Índia a agência internacional de notícias Reuters.
As vacinas foram desenvolvidas pela britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, mas estão sendo fabricadas no Serum Institute of India, por ser o maior produtor mundial de vacinas. Um incêndio atingiu o instituto nesta quinta-feira (21/1), mas não danificou o setor produtivo.
Os imunizantes foram fruto de diversas reuniões do governo brasileiro. Depois de negociais entre os países, o Brasil enviou um avião para receber as doses, mas a Índia disse que ainda não as entregaria.
O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização no fim de semana passado. Segundo a CNN, no início desta semana, o país enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.