O ano de 2020 foi bastante difícil para o mundo inteiro e não foi diferente para o Brasil que teve mais de 7,5 milhões de casos confirmados de coronavírus e 191 mil mortes, sendo 9 mil óbitos registrados na Bahia. Nesses números estão muitos pais, mães, filhos, avós, netos, mas também pessoas bastante conhecidas pelos brasileiros.
Relembre nomes de figuras baianas importantes da cultura, política e ciência que nos deixaram vítimas da Covid-19:
Abril
MC Dumel
O funkeiro Diego Albert Silveira Martins, mais conhecido como MC Dumel, foi a 35ª pessoa a morrer na Bahia por Covid-19. Ele faleceu no dia 16 de abril, aos 28 anos.
Morador de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, MC Dumel ficou internado na UTI do Hospital Couto Maia, na capital baiana. Ele deixou a esposa e um filho de quatro anos.
Junho
Félix Mendonça
O ex-deputado federal Félix Mendonça morre aos 92 anos, no dia 26 de junho. Ele havia sido internado em estado grave no Hospital Aliança, em Salvador, mas não resistiu.
Natural do município de Conceição do Almeida, o político iniciou a carreira política aos 33 anos ao ser eleito prefeito de Itabuna. Seu último mandato foi em 2011 como deputado federal. Félix Mendonça deixou a esposa e três filhos.
Fernando Neves
Uma das maiores referências do teatro baiano, o ator Fernando Neves também morreu no dia 26 de junho, em decorrência das complicações do novo coronavírus. Natural do Pará, ele dedicou mais de 60 anos da vida ao teatro, cinema e televisão. Neves começou a atuar no ano de 1955. Entre os espetáculos que participou, estão “O sonho” e “A paixão de Cristo”.
Agosto
Elsimar Coutinho
No dia 17 de agosto, a ciência baiana tem uma grande perda. Morre o médico Elsimar Metzker Coutinho, aos 90 anos, vítima da Covid-19. Ele ficou internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mas não resistiu.
Natural da cidade de Pojuca, no interior da Bahia, Elsimar era médico, farmacêutico e professor de farmacologia. Ele também fez pós-graduação em Endocrinologia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova Iorque, EUA.
Elsimar Coutinho, nos anos 1960, após observar pela primeira vez os efeitos da supressão da menstruação, o médico revelou a criação do primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Na época, ele era professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
Novembro
Jotinha
O humorista José Luiz Almeida da Silva, mais conhecido como Jotinha, morreu aos 52 anos no dia 5 de novembro, após ter falência múltipla de órgãos em decorrência da Covid-19. Natural de Elísio Medrado, Jotinha era um torcedor icônico do Bahia. Ele foi internado em um Hospital de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 40 km de Elísio Medrado, onde morava com a família.
Zé Clemente
José Clemente Alves Gondim era médico oftalmologista e ex-deputado estadual. Mais conhecido como Zé Clemente, morreu aos 77 anos, em decorrência da Covid-19. Zé Clemente estava internado em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Recuperados
No entanto, muitas outras pessoas venceram a Covid-19 em 2020, na Bahia. Veja a lista:
Junho
Deputado federal Márcio Marinho
Agosto
Ex-ministro Geddel Vieira Lima
Vereador de Salvador Kiki Bispo
Deputado estadual Niltinho
Dezembro
Deputada federal Dayane Pimentel
Ex-secretário de Trabalho, Esportes e Lazer de Salvador Alberto Pimentel
Prefeito eleito de Salvador Bruno Reis
Vice-prefeito da Assembleia Legislativa da Bahia Alex Lima
Brasil
No Brasil, muitas outras personalidades de diveros segmentos profissionais também deixaram saudade em muitos brasileiros. Confira a lista da revista Marie Claire:
Março
Maestro Martinho Lutero Galati
Maio
Compositor e escritor Aldir Blanc
Músico Ciro Pessoa
Atriz Daisy Lúcidi
Pintor Abraham Palatnik
Cantor Carlos José
Escritor Sérgio Sant’Anna
Compositor David Correa
Músico Evaldo Gouveia
Junho
Drag queen Miss Biá
Cantora gospel Fabiana Anastácio
Cantora Dulce Nunes
Julho
Escritor Antônio Bivar
Jornalista Zildetti Montiel
Jornalista Rodrigo Rodrigues
Agosto
Ator Gésio Amadeu
Novembro
Cantor e compositor Louro Santos
Dezembro
Ator Eduardo Galvão
Músico Ubirany
Nicette Bruno