Na última sexta-feira (20) a 22ª rodada da Série A teve início com jogo Bahia e Red Bull Bragantino. Enquanto a partida rolava marcando o início da etapa, o Brasileirão registrava 56 atletas simultaneamente contaminados por Covid-19 dentre as 20 equipes que disputam a elite do campeonato.
O número de casos nos clubes ainda chega a ser maior quando contabilizados os testes positivos de técnicos, integrantes de comissão técnica e funcionários. Até a noite desta sexta, 60 pessoas, envolvendo jogadores e técnicos estavam cumprindo isolamento por estarem contaminados.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não pretende alterar os protocolos para evitar os surtos nos elencos. Para a entidade, a motivação para o aumento de casos de Covid-19 nas equipes é decorrente de um relaxamento quanto a segurança sanitária pelos próprios integrantes do clube.
“Houve um relaxamento das medidas de proteção fora dos clubes. Os jogadores estão se expondo a ambientes onde não é possível manter a proteção. Festas, restaurantes e grupos de amigos. O sujeito que se infecta vai acabar contaminando seus companheiros, já que, pela natureza do esporte, não é possível aplicar distanciamento e uso de máscaras”, explicou o infectologista Alexandre Cunha ao jornal Estadão.
“As pessoas estão banalizando a questão da flexibilização, inclusive os jogadores, que estão sendo flagrados nesses eventos. (…) Se um ou dois não fazem a lição de casa, acaba com a proteção de todos. O jogador, nesse caso, prejudica o próprio clube”, completou.
O Palmeiras lidera o ranking de contaminações na Série A com 18 atletas com Covid-19. O Atlético Mineiro tem 11 e o Vasco possui sete infectados. O Santos estava com nove jogadores afastados pela doença, mas seis deles já cumpriram o período de isolamento e realizaram novos exames nesta sexta para serem liberados e voltarem a integrar o time.
Entre os técnicos, Jorge Sampaoli e Cuca também testaram positivo na semana passada, sendo que o treinador do Peixe precisou ser hospitalizado. Esta semana, Abel Braga, do Internacional, e Jair Ventura, do Sport, também foram diagnosticados com o coronavírus.