A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Candeias – Sesau, realizou 7.189 testes para detecção da Covid-19 no município. São 2.412 casos confirmados desde o início da pandemia. Esses casos foram detectados pelos critérios clínico epidemiológicos, testes rápidos e por meio dos exames laboratoriais RT-PCR. Os dados foram são do último boletim diário da quarta-feira (18/11). Foram 1.691 testagens RT-PCR negativos e 3.086 testes rápidos negativos.
O Secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, explicou que a média de casos confirmados se encontra em estabilidade no município. “De modo geral, chegamos a um nível de estabilização dos casos. Hoje, os números sofrem oscilações rápidas, porém com tendência decrescente de casos diários e uma redução considerável nos números de óbitos”, disse. A última confirmação de morte por Covid em Candeias foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, no dia 13 de outubro.
Cerqueira informou que a maior mudança no comportamento da doença é agora em relação aos casos confirmados de pacientes que necessitam de internação. “ Por causa do relaxamento nas medidas de proteção, as pessoas têm buscado atendimento muito tarde, com um quadro mais evoluído”, contou. O boletim informativo mostra que, de 46 casos ativos, 14 pacientes internados, enquanto nos meses de pico da pandemia como maio e junho, os casos ativos eram o dobro e a quantidade de pessoas internadas era praticamente o mesmo de agora.
Medidas de proteção
A recomendação da Sesau para a proteção da saúde continua sendo o uso constante de máscaras e álcool em gel ao sair e fazer o distanciamento social, medidas que foram relaxadas desde setembro. “Não temos previsão de quando teremos uma vacina para toda a população. Enquanto isso, o uso da máscara e seguir as orientações de proteção é a nossa vacina”, comparou o secretário. A suspensão das visitas hospitalares foi outra medida de segurança tomada na última semana, até que os casos diminuam consideravelmente no município.