Bruno Reis (DEM) é o novo prefeito de Salvador. A confirmação da vitória aconteceu perto das 22h deste domingo (15/11), após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) apurar pouco mais de 70% das urnas. A comemoração será em um hotel localizado no Centro, que contará com a presença de ACM Neto.
Reis desbancou oito adversários ainda no primeiro turno e vai comandar a capital baiana até 2024. Com grande diferença de votos, não é possível que o segundo candidato mais votado, Major Denice Santiago (PT), tire a diferença e reverta a vantagem. Ela, inclusive, reconheceu a derrota.
Todas as pesquisas feitas antes da eleição sustentavam a vitória – com folga – do democrata. O fechamento total dos votos deve acontecer durante a madrugada de segunda-feira (16/11). Salvador tem 1.898.876 eleitores.
Major Denice (PT), Olívia Santana (PCdoB), Pastor Sargento Isidório (Avante), Bacelar (Podemos), Celsinho Cotrin (PROS), Cezar Leite (PRTB), Hilton Coelho (PSOL) e Rodrigo Pereira (PCO) também disputaram ao cargo executivo municipal.
SOBRE BRUNO REIS
Bruno Reis nasceu em 17 de maio de 1977 e, até os cinco anos de idade, morou em Juazeiro, a aproximadamente 507 km de Salvador. Atualmente, além de vice-prefeito da capital baiana, também é professor universitário.
Na vida acadêmica, formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), é pós-graduado em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Foi estagiário na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e, em 2000, começou a trabalhar como assessor do então deputado federal ACM Neto, cargo que ocupou até 2010. Depois, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e reeleito em 2014, sendo reconhecido por duas vezes como destaque parlamentar.
Na atual gestão, foi Secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza e criou o Cuidar, um espaço de atendimento que reúne os serviços sociais municipais no mesmo local. Implantou o auxílio-emergência, benefício inédito nas capitais do País que concede uma ajuda financeira de até três salários mínimos para quem for vítima de desastres e o auxílio-moradia, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Como Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, liderou o Programa Morar Melhor, que está reformando 40 mil casas de famílias nos bairros mais pobres da capital baiana.
Bruno Reis é casado com Rebeca Cardoso e pai de três filhos: Bia, Bruninho e Breno.