Que sexo faz bem para a saúde já não é segredo para ninguém. E você sabia que, além de queimar calorias, promover felicidade e diminuir dores, a prática também pode trazer benefícios para pele?
“Isso porque durante o sexo são liberados uma série de hormônios e substâncias, como o estrogênio e a testosterona, que estão diretamente envolvidos na manutenção da saúde da pele”, explica a médica Paola Pomerantzeff à Revista Vogue.
1. Brilho e Hidratação
Assim como demais atividades que envolvem movimentação física, o fluxo sanguíneo é aumentado na “hora H”, e o oxigênio e nutrientes são levados de maneira mais eficaz para os tecidos, inclusive a pele. Como resultado, ela fica mais hidratada e corada.
2. Textura melhorada
De acordo com a matéria, o orgasmo é responsável por promover uma elevação nos níveis de testosterona e estrogênio, ligados à saúde da pele.
3. Processo de regeneração e cicatrização acelerado
“Além disso, estudos apontam que o sexo melhora o sistema imunológico, que também está envolvido no processo de cicatrização da pele”, afirma a especialista à Revista.
4. Menos stress
A prática diminui o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, retardando e amenizando o surgimento de rugas e linhas de expressão.
5. Promove o bem-estar
“A sensação de prazer durante o sexo é causada pela liberação de endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo que conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que acaba influenciando positivamente na aparência da pele”, destaca a dermatologista.
6. Poros desobstruídos
O suor, normal durante o ato, ajuda na desobstrução dos poros, e por consequência, previne a formação de cravos e espinhas.