Muitas mulheres sofrem com a falta de lubrificação na vagina e o lubrificante no sexo pode ajudar a amenizar o desconforto durante a penetração e são ideais para a prática do sexo anal, além de deixar a transa ainda mais prazerosa para o casal.
Estudos feitos a respeito dos benefícios do lubrificante afirmam que seu uso aumenta a excitação da mulher e faz com que a penetração do pênis no canal vaginal seja mais suave e evita fissuras e machucados.
Para tirar todas as dúvidas sobre lubrificantes no sexo, conversamos com Tatiana Tognolli Bovolini, psicóloga e especialista em sexualidade, que aponta alguns cuidados e conta quais as melhores opções no mercado. Veja o papo:
Fortíssima: Existe alguma contraindicação para usar o lubrificante no sexo?
Tatiana Tognolli Bovolini: Sim, existe! Compreendendo que a região vaginal é muito delicada em toda sua composição e formato, a mesma é suscetível à alergia quando utilizados produtos de baixa qualidade e sem um controle de produção rigoroso. Por isso, não caia em tentação com produtos “baratinhos” comumente comercializados em alguns sex shops – invista em você! Leia os rótulos, saiba o que de fato você está utilizando no seu corpo, busque produtos hipoalergênicos, a base de água e sempre testados por ginecologistas.
Lubrificantes realmente podem deixar o sexo mais prazeroso para o casal?
Sem dúvidas a lubrificação é essencial para um sexo mais prazeroso! A falta de lubrificação causa dor e machuca tanto a mulher quanto o homem na hora da penetração e sexo com dor geralmente não é legal e diminui significativamente a qualidade sexual. A lubrificação nada mais é do que a resposta do organismo ao desejo, ou seja, quanto mais desejo mais lubrificação a mulher terá como resposta do organismo.
Desta forma, para garantir uma boa lubrificação a mulher deve investir em preliminares que a satisfaçam, manter as fantasias sexuais sempre vivas e ativas e libertar-se de tabus sexuais para que possa fluir com naturalidade o ato sexual em sua completude.
Eles ajudam a aumentar a excitação do canal vaginal?
A lubrificação auxilia a penetração, ou seja, feita para acoplar o pênis na vagina. Nesta ótica o que mantém a excitação é o desejo da mulher e não a lubrificação. Podem existir no mercado erótico alguns géis que prometem aumentar o desejo e consequentemente a lubrificação, mas a lubrificação por si só não aumenta a excitação e, sim, aumenta o conforto vaginal para a entrada do pênis.