Dois terminais portuários de Aratu, na Bahia, e outros dois localizados em Maceió (AL) e Paranaguá (PR) serão concedidos à iniciativa privada, por decisão do governo federal. Os editais para arrendamento dos portos foram publicados nesta quinta-feira (3/9).
Conforme o governo federal, o terminal de ATU 12, em Aratu, será destinado à movimentação de graneis minerais e terá contrato de 25 anos de duração. A expectativa é que o investimento seja de R$ 244,95 milhões. Já o terminal ATU 18, na mesma região, será dedicado ao transporte de graneis vegetais e terá contrato de 15 anos. Para esse, o governo espera investimentos de R$ 119,94 milhões.
“Seguimos buscando trazer oportunidades de novos investimentos no setor portuário, com esses quatro novos leilões de terminais, que são uma forma de contribuir com a retomada da economia, com geração de emprego e renda”, disse o secretário de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni. Os leilões estão previstos para ocorrer em 18 de dezembro, em São Paulo.