Os bairros de São Cristóvão e Pernambués, em Salvador, passarão a sofrer medidas relativas das ações de combate à Covid-19. Desta forma, o comércio destas localidades passarão a funcionar das 10h às 16h, situação semelhante à que vive o Nordeste de Amaralina.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), nesta sexta-feira (28/8). Curiosamente, durante toda a semana, moradores de Pernambués fizeram protesto e chegaram até mesmo a interditar parte da Avenida Luís Viana (Paralela). Na quinta-feira (27/8), o próprio prefeito chegou a dizer que não cederia às pressões dos comerciantes que fizeram a manifestação na localidade.
“O decreto vencendo amanhã e nós anunciamos hoje como ficam as medidas restritivas. Nordeste de Amaralina, semana passada, nós estabelecemos regras no bairro, e consideramos que deu certo. Delimitamos o horário de funcionamento do comércio das 10h às 16h. Nós não conseguimos reduzir, o que é necessário. Lá nós temos 33% de testes rápidos positivos todos os dias. Portanto, vamos manter o mesmo sistema do comércio”, revelou.
“Vamos incluir nessa nova metodologia os bairros de São Cristóvão e Pernambués. Vamos permitir a abertura das atividades econômicas das 10h às 16h. Em são Cristovão, 32, 4% de casos positivos e Pernambués, 28%”, complementou o gestor municipal.
RETORNO DE BAIRROS
As medidas restritivas serão prorrogadas por mais uma semana nos bairros de Plataforma e Santa Cruz. Além destes, retornam à lista Águas Claras e Castelo Branco. Segundo ACM Neto, estas localidades voltaram a apresentar números elevados da incidência da Covid-19.
“Nós vamos prorrogar por mais uma semana – atividades fechadas -. Não há um dia que consigamos ter casos postivos abaixo de 40%. É um número muito alto. Dado esse número elevado precisamos manter as atividades fechadas. Fora isso, quero informar que entrarão na lista dois bairros que já passaram e vão retornar: Águas claras. Nos últimos sete dias, 108 casos positivos. Também vamos voltar para Castelo Branco. Nos últimos sete dias, 88 casos. Queria chamar atenção para os moradores de Cajazeiras 11, Periperi e Fazenda Grande 2”.