O governador Rui Costa anunciou nesta quarta-feira (26) a testagem da comunidade escolar do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Durante videotransmissão do “Papo Correria”, feito nas redes sociais, o petista informou que dez escolas da região serão as primeiras a passar pelo procedimento na capital: colégios Raimundo da Mata, Ailton Pinto, Teresa Helena Mata Pires, CPM Lobato, Aristides de Souza, Betoldo Cirilo, Estadual de Plataforma, Clériston Andrade, Josias de Melo, Luis Rogério, Sara Violeta e Dalva Matos.
De acordo com o governador, devem ser testados 10 mil estudantes, 224 funcionários e 487 professores das unidades. Todos deverão ser submetidos ao teste PCR.
Essa é a única diferença entre a ação já implementada em seis municípios do interior. Em Itajuípe, Uruçuca, Ipiaú, Itabuna, Ilhéus e Jequié foram realizados testes rápidos. O resultado, inclusive, foi alto em duas dessas cidades: em Itabuna, o índice de contaminação foi 22% entre estudantes e em Ilhéus, 24% dos alunos positivaram pra Covid-19.
“É um número muito alto, considerando que não chegamos ainda a 12% da população oficialmente contaminadas”, avaliou o governador.