Aprefeitura de Madre de Deus decidiu adotar a testagem por domicílio como uma das estratégias para identificar pacientes assintomáticos e tratar de forma mais eficaz os infectados pela Covid-19. Assim que o diagnóstico é confirmado, as pessoas são colocadas imediatamente em isolamento por 14 dias.
Os familiares que tiveram contato com o paciente infectado também recebem tratamento. Os casos confirmados da doença são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da cidade.
Essa ação tem permitido que haja um controle maior sobre a contaminação do coronavírus na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde de Madre de Deus, desde o início da pandemia, o município realizou 2.552 testes rápidos. Além do procedimento em domicílio, estão sendo testados profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate a Covid-19.
Depois das residências situadas na Ilha de Maria Guarda e PSF’s 3, 4 e 5, estão programadas para a próxima etapa testagens em domicílios localizados nas ruas que fazem parte do PSF 2.