A prefeitura de Salvador vai colocar quatro bairros sob medidas restritivas a partir do próximo sábado (8). Santa Cruz e Pernambués, que já estiveram nessa condição, e Pirajá e Mata Escura, estreantes, estarão com funcionamento das atividades econômicas restrito na próxima semana. O bairro de Nordeste de Amaralina também seguirá com as restrições.
O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (6), durante coletiva de imprensa virtual para apresentar as medidas fiscais e tributárias adotadas pelo município para diminuir o impacto da pandemia na economia. Dados da prefeitura indicam que a situação é mais crítica em Pernambués, que já teve 2.022 casos de coronavírus desde o início da pandemia, sendo 1.049 nos últimos 30 dias e 259 na última semana. Apenas nos cinco primeiros dias de agosto foram 174 novos diagnósticos. É a terceira vez que o bairro passa por medidas restritivas.
Situação preocupante também em Santa Cruz, que acumula 1.180 casos da Covid-19 desde março, quando foi declarada pandemia do novo coronavírus. No último mês, 677 pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo 188 delas nos últimos sete dias. Entre 1º e 5 de agosto, foram 86 casos.
Um dos bairros estreantes nessas ações, Pirajá possui 562 casos de Covid-19 registrados. Nos últimos 30 dias, foram 199 novos diagnósticos, e 46 na última semana.
Em Mata Escura, por outro lado, são 476 casos confirmados da doença. Do total, 168 foram registrados no último mês e 25 em uma semana.
Dos testes rápidos já realizados nos bairros, os números chamam a atenção. Em Pirajá, 130 dos 379 testes deram positivo, o que representa índice de 34,3%. Já na Mata Escura, 108 dos 300 testes indicaram a contaminação, um índice de 36%.
Nos bairros com medidas restritivas devem permanecer fechados comércio formal e informal, independentemente do tamanho da área. São autorizados apenas atividades essenciais, como supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, serviços de saúde e estabelecimentos que usem sistema delivery.