Fechados desde março, os shoppings da capital voltaram a funcionar nesta sexta-feira (24). Mesmo com aglomerações por volta da abertura, ao meio-dia, os shoppings Salvador Norte e Paralela relataram em nota que o primeiro dia transcorreu com normalidade.
No Paralela, mais 30 pontos de álcool em gel foram distribuídos no equipamento, em locais como elevadores e banheiros. “Os consumidores vão retornar aos poucos, à medida que se sintam seguros, e o shopping está adotando todas as medidas necessárias para dar essa segurança aos seus colaboradores e clientes”, afirmou a gerente geral, Fernanda Gabriel.
Além das medidas de aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscara, marcação no piso de distanciamento entre pessoas e o controle da capacidade de 1 pessoa a cada 9 metros quadrados. O empreendimento determinou que os trabalhadores que usam uniformes não deverão usá-los no trajeto casa-trabalho e trabalho-casa. No estacionamento, a emissão de ticket está automatizada, funciona com sensor de presença, e o pagamento segue os protocolos de segurança.
No Salvador Norte, alguns clientes começaram a chegar às 9h30, mesmo com a abertura marcada para as 12h. Um deles foi o Mário Oliveira, primeiro a chegar na Portaria A do shopping. “Eu cheguei por volta das 9h30, queria chegar cedo por que vou na Caixa ver a situação do meu benefício, relatou ele. Na portaria B, a primeira cliente a entra no shopping foi Márcia Santos, que se disse ansiosa para reabertura do shopping para que pudesse comprar um celular.
“Estávamos esperando essa reabertura. Há dois meses estamos trabalhando para deixar o shopping seguro para clientes, lojistas e colaboradores”, frisou Renato Martins, superintende do Salvador Norte Shopping. “Cumprimos os protocolos indicados e ainda fomos além: foram mais de 50 medidas implementadas aqui no Salvador Norte. Nossa expectativa é de uma reabertura gradual para que ela seja duradoura. Estamos otimistas para a retomada da economia”.