Pelo menos 18 ministros decidiram fazer o exame que detecta o novo coronavírus após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testar positivo para a Covid-19. Bolsonaro esteve com mais de 60 pessoas nos últimos 14 dias e, em muitas ocasiões, não usou máscara.
Políticos, assessores e empresários que estiveram recentemente com o presidente também estão passando por avaliação. Moradores de cidades visitadas por ele também estão receiosos de estarem infectados.
Bolsonaro interagiu com centenas de populares, sem respeitar o distanciamento social, durante algumas aglomerações causadas por si próprio em viagens. Pelo menos 12 membros dos três Poderes já contraíram a doença durante a pandemia.
O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, realizou o teste para coronavírus na terça-feira (7/7) após descobrir que um servidor do ministério que ele teve contato está com Covid-19.
O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, fez um teste rápido no Palácio do Planalto e o resultado já deu negativo. Outro ministro palaciano, Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) também fez o exame mas o resultado ainda não saiu, segundo sua assessoria.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, se submeteu ao exame e testou negativo. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que mantém frequentemente contatos com o presidente, também se submeteu à testagem e aguarda o resultado.