É grande a perspectiva de retomada das atividades em Salvador em meio à pandemia de coronavírus. E,este cenário, “poderá ser visto nos próximos dias”. A afirmação postiva foi dada pelo prefeito ACM Neto (DEM), na manhã desta terça-feira (30/6), durante coletiva à imprensa.
Segundo o gestor municipal, no entanto, a suspensão das atividades na capital baiana será prorrogada “excepcionalmente” por mais uma semana. De acordo com o prefeito, os planos de retomada já estão prontos. No entanto, ele adotou cautela para que seja construído um plano único com o Governo.
“Nós vamos fazer até o dia 7 de julho. É o prazo máximo que pretendemos alinhar o entendimento entre Prefeitura e Governo do Estado para apresentar o plano de maneira casada. Não tenho dúvida que é o melhor para Bahia, a capital, os profissionais, o cidadão em geral, que tenha um só plano, um só protocolo. Estou muito convencido que vamos construir um plano em comum”, explicou.
Neto ainda fez questão de ressaltar que, mesmo que fosse “apresentado hoje, nenhuma atividade voltaria até o dia 7 de julho”. “Se, por ventura, alguma flexibilização viesse acontecer, com critérios atendidos, só ocorreria entre 7 de julho ou 10 de julho. Não podemos fazer que nem o Rio de Janeiro, São Paulo, que a Prefeitura apresentou um plano, o Governo outro, e gerou dúvidas “.
Por fim, o prefeito assegurou que a reabertura só será garantida “a partir do alcance dessas metas relacionadas à pandemia, como taxa de ocupação de leitos, taxa de contaminação e ocupação das unidades de pronto atendimento”.