Salvador: Prefeitura inicia segunda etapa da requalificação do canal do Paraguari

POLÍTICA REGIÃO METROPOLITANA

Ocanal do Paraguai, localizado no bairro de Periperi, passa pela segunda fase de requalificação iniciada pela prefeitura de Salvador. No local, será construído um barramento. O investimento da obra é de R$ 7,2 milhões e, segundo a gestão, vai regularizar a vazão de água.

De acordo com vice-prefeito e ex-secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, a intervenção vai melhorar as condições sanitárias da população que vive nas imediações do canal. “Essa obra, especialmente neste momento de pandemia, é essencial. O Paraguari é um rio que corta o Subúrbio e, ao longo do tempo, por falta de esgotamento sanitário, virou um canal. As pessoas que moram no entorno dele sofriam muito com a falta de higiene e, no período das chuvas, com alagamentos grandiosos, que prejudicavam a saúde delas, além dos prejuízos materiais que causavam”, afirmou.

Na atividade, o vice-prefeito alertou para a importância do cumprimento de protocolos nos canteiros de obras, para dar segurança aos trabalhadores, durante a pandemia do novo coronavírus. “Para que os profissionais fiquem livres de risco, é preciso evitar aglomeração nas frentes de trabalho, colocar horários alternados para bater o ponto e para a alimentação, oferecer todos os EPIs, sendo que o uso de máscara é obrigatório, além de medir a temperatura dos colaboradores”, assinalou.

Ao lado do vereador Felipe Lucas e do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Luciano Sandes, o vice-prefeito Bruno Reis informou à população que o programa Iluminando Nosso Bairro será iniciado, em breve, em Periperi, incluindo as regiões de Colinas e Mirantes de Periperi. A iniciativa moderniza a rede pública de iluminação, implantando lâmpadas em LED nas localidades contempladas.

Primeira fase

A primeira fase da obra envolve o trecho da Av. Suburbana até a Rua da Glória, em uma extensão de 925 metros de rio, onde serão implantados patamares de 2,80m, constituídos por lajes pré-fabricadas em ambos os lados do canal. Iniciadas no final de 2019, as intervenções contam com investimento de R$ 14,7 milhões.

O local também terá travessias para pedestres a cada 60m de extensão e nova iluminação em LED. O entorno do rio será beneficiado com revestimento asfáltico das vias que margeiam o canal. A Prefeitura vai construir um espaço público de convivência e lazer sobre o trecho inicial do canal, com o revestimento em piso intertravado e implantação de pergolados, bancos, paisagismo e acessibilidade. O Paraguari ganhará ciclovia, e as duas praças da Rua da Glória serão recuperadas.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *