O Fado; Por: Ricardo Ferreira; E o povo acordou

Geral REGIÃO METROPOLITANA

Coluna o Fado.
E o povo acordou…

Ao ver o atual Presidente dos EUA Donald Trump, empenhado em mostrar a bíblia nas suas mãos, em vez de fazer um discurso apaziguador perante as manifestações e as mensagens de mudança, percebi que esse gesto, se dirigia unicamente para o seu eleitorado ultra conservador e racista.
Como alguém referiu; em vez mostrar a Bíblia, ele devia era lê-la para entender o seu significado!
Sempre tive uma opinião bem critica e relutante em relação à suposta política expansionista americana.
No dia 11 de Setembro de 2001, estava no trabalho, quando um amigo liga a dizer para assistir a televisão, porque algo estava a acontecer em Nova York.
Eu sai do escritório e fui para um café onde todas as manhãs tomava o pequeno almoço (café da manhã).
Ao chegar e olhar para a Tv, fiquei atônito com as imagens. Não queria acreditar, naquilo que via e ouvia.
Fiquei em silêncio vários minutos para digerir aquela atrocidade que acontecia diante de todos.
A partir desse preciso e exato momento, tive a noção de que alguma coisa mudaria nos Estados Unidos da América e no mundo.
Pois, ao serem atacados dentro do seu próprio quintal por outrem, com tanto ódio e vontade destrutiva, denotava que algo estaria errado em seus comportamentos geopolíticos, estratégicos anteriores e até de certa maneira sociais.
Perguntei-me na altura, se os meios justificariam determinados fins!!!
Quanto determinismo por parte de alguém e que doença seria aquela que resultaria no extremismo e fundamentalismo anos afins.
Soube naquele preciso momento, que o mundo jamais seria igual e que aquela nação com as suas atitudes de anos e anos de ingerência política em outros países, provocara o seu próprio descalabro interno no inferno daquele dia fatídico.
Os Estados Unidos da América, são um país que precisa urgentemente de mudar a sua forma e conceito de intervenção social.
Essa discriminação dos direitos cívicos e perseguição à população negra e minorias, terá de ser alterada.
O Estado Policial dentro e fora tem de acabar, se assim não o fizer, sérios serão os riscos de que as convulsões sociais hoje existentes, mudem o rumo dos acontecimentos históricos. O racismo existe internamente e externamente, e é perfeitamente visível por todos.
Os governos e presidentes americanos, salvo rarissimas exceções, dirigiram as suas políticas para o separatismo, segregação social e racial. Internamente os negros são perseguidos à 400 anos e externamente as tentativas correntes de impor regras e regimes a seu belo prazer, prevalece à décadas. O autoritarismo bélico existe para além fronteiras, nas terras do Tio Sam.
Se quem dirige a grande nação americana, não entender o alcance do que estamos presenciando, e o que precisa ser mudado, então o caçador será caçado.
Violência gera violência.

Ricardo Ferreira.

adm

46 thoughts on “O Fado; Por: Ricardo Ferreira; E o povo acordou

  1. A Segregação Racial é algo abominável e infelizmente ainda existe. As manifestações pedem mudanças rápidas.

  2. Gostei da referência sobre a política dos Estados Unidos de constante interferência externa. Parabéns pelo texto.

  3. O racismo existe em todo o lado e é muito camuflado. As manifestações podem nos mostrar novos caminhos e abordagens.
    Gostei

  4. Vale a prudência neste momento em que as manifestações estão acontecendo. O racismo tem de ser banido para sempre sem violência. Somos todos iguais.

  5. Vendo as imagens da tv acho que a pressão da opinião pública vai afrouxar os governantes americanos obrigando que as mudanças sejam efetuadas. Abaixo o racismo e os preconceitos existentes.

  6. Sensacional! Muito bom Ricardo! É preciso que o mundo e especialmente os EUA, tenham essa visão crítica da realidade e do quão necessário é a mudança de mentalidades….para que o povo, seja ele de qual nação for, possa utilizar do seu poder de voto para estabelecer mudanças positivas sobre nossos governantes… parabéns pelo texto!

  7. Temos de ponderar as abordagens históricas e encarar a negatividade estrutural do racismo com frontalidade. Excelente narrativa.

  8. Esse movimento iniciado nos EUA reflete aquilo que se passa a nivel global. A condenação dos preconceitos, do racismo e da segregação racial. Ótima abordagem e análise histórica e sociológica.

  9. Espero que nos sirva de exemplo para que as mudanças necessárias aconteçam. Não podemos viver no século 21, com atitudes e estruturas de séculos passados.

  10. Infelizmente o racismo segue sendo uma das doenças mais perversas da nossa sociedade e ainda não temos vacina, nem cura! Racistas acreditam na impunidade, e por isso seguem com suas atrocidades.
    Parabéns Ricardo, excelente texto!

  11. E o povo (de lá) acordou. E povo de cá? Quero deixar claro que não acredito em extremos. Por isso, creio que, se existir uma saída, essa deve ser em conjunto entre brancos e negros – seja lá ou aqui. Parabéns pelo texto e pela lembrança de um importante ditado africano, Ricardo!

  12. . A tentativa de mudar mentalidades no decorrer dos mandatos de Obama foram completamente desfeitos por este Trump

  13. As suas palavras são abrangentes. Precisamos de chegar a um ponto de unificação que nos guie para a resolução imediata das discrepâncias da nossa sociedade desigualitaria e racista. Parabéns pela sua análise criteriosa.

  14. As normas de conduta de um estado policial provocam determinações e deturpações á realidade. Coexistência sem segregação racial esse devia ser o lema.

  15. Excelente texto. O tema racismo
    deve ser abordado sempre para que políticas públicas sejam verdadeiramente implantadas.

  16. Sua análise reflete com perfeição aquilo que está acontecendo neste momento… Você tem essa perspetiva nos seus textos. Fala quase sempre com alguma referência histórica. Tudo deve ser mudado, pois no Brasil o racismo existe também. Parabéns Ricardo.

  17. Não precisa ser negro para lutar contra o racismo, só precisa ser humano. Congratulando pela sua abordagem e pelo texto. Um abraço

  18. Só existe uma verdade! E uma raça, a humana. Por isso somos todos iguais. (Quem), não entender assim, deve refazer o seu pensamento. Notável texto, Ricardo!

  19. Olá!
    Fiz um comentário para o texto do meu amigo Ricardo Ferreira e os Srs. ñ postaram,gostaria de saber qual é o
    motivo da recusa.
    Obrigada.
    Sou Leda Cardoso de Curitiba.

  20. Ricardo Ferreira, parabéns pelo texto excelente narrativa.
    O racismo é sistêmico,persistente  e institucional, através de políticas como a escravidão, o apartheid, o holocausto, o colonialismo, o imperialismo.
    O racismo infelizmente existe, deve ser combatido sempre, por todas as pessoas.

  21. Texto que representa na perfeição a realidade em que vivemos, oferecendo um ponto de vista muito interessante ao qual devemos tomar muita atenção. O racismo existe, e está presente no nosso dia-a-dia. Cada um de nós tem, por vezes até de uma forma inconsciente, a responsabilidade de erradicar esse mal do nosso planeta.

    E não nos enganemos: o Povo, vence sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *