As novas regras de restrição começaram a valer nesta quarta-feira (3/5) nos bairros de Fazenda Grande do Retiro, Tancredo Neves/Beiru, Cabula e Paripe, em Salvador. As medidas, decretadas pela prefeitura, visam diminuir a disseminação do novo coronavírus nesses locais.
No entanto, apenas na manhã desse primeiro dia, 139 estabelecimentos foram interditados nessas regiões. As ações de fiscalização foram realizadas por uma força-tarefa liderada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, com apoior da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM-BA).
No total, foram feitas 1.223 vistorias pela manhã. Entre os estabelecimentos interditados estão, principalmente, oficinas, lojas de cosméticos e material de construção. O bairro com mais interdições foi Fazenda Grande do Retiro, com 84; em seguida vem Paripe, com 30, Tancredo Neves/Beiru, com 19, e Cabula, com seis.
As medidas restritivas dessas regiões incluem fechamento do comércio, independentemente do tamanho da área ocupada, além da suspensão do trabalho de ambulantes e feirantes, que estão recebendo cestas básicas. A exceção de abertura serve para atividades essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, delicatessens, açougues e estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery.
No caso do bairro de Paripe, também foi feita a interdição viária no pequeno trecho entre duas rotatórias da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), que liga as ruas Tamandaré e Mourão de Sá. Segundo a prefeitura, a interdição tem o objetivo e evitar o fluxo de pessoas, comum nessa área.