Cerca de 300 pessoas participaram de um protesto, comandado por um pastor evangélico ligado a Assembleia de Deus, contra a pandemia do novo coronavírus. A manifestação ocorreu no último domingo (31/5), em Santa Helena e Turilândia, no Maranhão. O grupo foi às ruas para queimar máscaras de proteção individual usadas para evitar a disseminação da Covid-19, sob a alegação de que Jesus seria o remédio para a doença.
Crianças e idosos participaram da carreata e muitos não usaram o equipamento, assim como desrespeitaram a regra de distanciamento social imposta pelo governo maranhense. Durante a aglomeração, um dos participantes reforçou a ideia de não adotar medidas protetivas. “Jesus não quer ver ninguém máscara, Deus não se agrada de medrosos”.
Durante o trajeto, o lider religioso, que não teve a identidade divulgada, utilizava um carro de som para convidar as pessoas a participarem do evento e pedia que estas tirassem as máscaras e as queimassem.
Confira vídeos feitos por testemunhas durante a passeata:
Tanto a prefeitura das cidades envolvidas, quanto a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Santa Helena, negaram ter envolvimento com o ato. O Maranhão tem 35.297 casos e 976 óbitos. Dos 217 municípios do estado, 211 resgistraram a doença.