A prefeitura por meio da Vigilância Epidemiológica – Viep, informa o boletim da evolução do Coronavírus. Aumentou para 80, o número de pessoas acometidas pela Covid-19. Desses, 7 casos são de residentes de outras cidades que foram testados em Candeias. O novo layout do nosso boletim Covid-19 leva em consideração a atualização da Nota Técnica nº 54 do COES SESAB, quando testes rápidos positivos passam a ser aceitos para notificação da Covid-19. Dessa forma, não será mais necessário detalhar se o critério de confirmação foi laboratorial, clínico epidemiológico ou testagem rápida.
A prefeitura esclarece que a informação divulgada por uma emissora de TV, de que tivemos um óbito em Candeias, tal informação registra o local de ocorrência do óbito, que de fato foi em Candeias em um hospital particular, mas no dia 29/04. Acontece que o paciente era morador de São Francisco do Conde. Essa informação está no Boletim da SESAB, que contabiliza o óbito onde ele foi registrado em cartório. Sobre um vídeo que corre nas redes sociais de um enterro no cemitério municipal com os coveiros totalmente protegidos e sem o tradicional velório, o mesmo ocorreu dessa forma porque o paciente apresentou sintomas do Covid19 e veio a falecer nesta manhã no Hospital Ouro Negro. Diante disso, e de acordo com o Decreto Municipal 047/2020, casos considerados suspeitos ou confirmados de Coronavírus deverão seguir protocolo de segurança próprio que pode ser consultado no link https://sai.io.org.br/ba/candeias/Site/DiarioOficial/
O material nasofaríngeo para análise de vírus respiratório por RT-PCR foi encaminhado ao LACEN e só será confirmado após o resultado do exame, que ainda não foi liberado. A prefeitura continuará nos esforços para que nossa população não venha sofrer com esse vírus que mata milhares de pessoas no mundo. Fiquem em casa. Por você, por nós, por todos.