Por meio de vídeo publicado em seu perfil no Instagram, nesta sexta-feira (8/5), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar em todas as 46 agências da Caixa Econômica Federal (CEF) da cidade, a partir da próxima segunda-feira (11/5). O objetivo, segundo ele, é “assegurar o ordenamento das enormes filas” que têm se formado em virtude do recebimento do auxílio emergencial do governo federal.
Além disso, serão distribuídas mais de 40 mil cadeiras (com prioridade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência), máscaras, e haverá medição de temperatura. “Também vamos procurar fazer um trabalho de conscientização”, afirmou Neto.
O prefeito de Salvador criticou a organizaçaõ do banco, mas disse que não poderia ficar sem agir diante das aglomerações. “A caixa é órgão federal. Obviamente, esperávamos que o processo de pagamento se desse de forma mais organizada. No entanto, isso não aconteceu, mas não podemos continuar concordando com esse tipo de fila, porque temos que evitar aglomeração”, criticou.
Neto falou, ainda, que a prefeitura poderia “simplesmente interditar as agências”, mas questionou como ficariam as pessoas que precisam do recurso. Assim, a partir do dia 11 de maio, mais de 160 guardas municipais e 30 viaturas, além de três bases móveis e um ônibus de suporte serão disponibilizadas para organizar as situações nas agências e casas lotéricas.
ASSISTA: