Um porta-voz do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse neste domingo (26/4) para a Fox News que a posição oficial de seu governo é que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, está “vivo e bem” em meio a especulações de que ele estaria morto ou com morte cerebral.
“Nossa posição no governo é firme”, disse Chung-in Moon, consultor de política externa do presidente sul-coreano.”Kim Jong Un está vivo e bem. Ele está na área de Wonsan desde 13 de abril. Até agora, nenhum movimento suspeito foi detectado.”
A Business Insider informou hoje também que agências de inteligência dos EUA e da Coreia do Sul não acreditam que o ditador norte-coreano esteja morto, apesar dos rumores que circulam há mais de uma semana.
As suspeitas sobre uma possível piora da saúde do líder começaram na semana passada, quando Kim faltou a um dos mais importantes feriados nacionais da Coreia do Norte, e ganharam força após a publicação da rede de televisão norte-americana CNN na última segunda (20) de que ele estaria em “estado grave”.
Um trem, que provavelmente pertence ao líder norte-coreano, foi localizado em fotos tiradas por um satélite em um balneário no leste da Coreia do Norte, segundo o site americano 38North, especializado em assuntos coreanos. O trem aparece nas fotos nos dias 21 e 23 de abril em uma estação reservada para a família Kim, segundo o site em um artigo divulgado ontem à noite.