Decreto que torna obrigatório o uso de máscara de proteção em Salvador passa a valer a partir desta quinta-feira

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

O decreto que obriga o uso de máscara de proteção em Salvador passa a valer a partir desta quinta-feira (23/4). Desta forma, os moradores da capital baiana devem utilizar o item no trânsito, transporte público municipal e ambientes de trabalho, para garantir a proteção individual e coletiva contra o coronavírus (Covid-19). A máscara pode ser qualquer tipo, inclusive de pano (reutilizável).

Essa utilização é obrigatória mesmo para motoristas, com o automóvel parado ou em movimento. Não haverá, inicialmente, aplicação de multas, o que pode mudar a depender do comportamento dos cidadãos.

Nos espaços comerciais que continuam funcionando em meio à pandemia, os próprios donos dos estabelecimentos precisam fornecer o acessório para os funcionários, sob pena de interdição. Os clientes também precisarão usar máscaras.

No caso de trabalhadores ambulantes, a Secretaria de Gestão, em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública (Semop), irá fornecer as peças, disponibilizando duas máscaras para cada profissional.

Além disso, a partir da próxima segunda-feira (27/4), o passageiro que for flagrado utilizando o transporte público sem o uso da máscara, será orientado a deixar o veículo, até de forma coercitiva, se for o caso. Entre esta quinta e o domingo (26/4), a Secretaria de Mobilidade (Semob) fará uma campanha de conscientização para orientar a população sobre a obrigatoriedade de uso do item.

A medida que torna o uso do acessório obrigatório foi anunciada na semana passada pelo prefeito ACM Neto (DEM). A utilização dela é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por especialistas.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *