A prefeitura de Salvador comprou o medicamento chamado Claritromicina para ajudar no tratamento de pacientes com coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Diário Oficial de ontem (14), o Executivo municipal gastou R$ 254 mil na compra de dois tipos do remédio: 250mg e 500mg.
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o imunologista Roberto Zeballos contou que os corticoides aliados ao uso de antibióticos como a azitromicina ou a claritromicina têm a capacidade de reforçar o sistema imunológico de um paciente, evitando que ele seja entubado.
Segundo Zeballos, ao todo, pelo menos outros 10 pacientes do Vila Nova Star foram curados com o uso de corticoides. Os hospitais Sírio Libanês e Oswaldo Cruz também estão utilizando esse tipo de medicamento.
A Secretaria de Saúde de Salvador informou ao Metro1 que a Claritromicina, por si só, não cura o paciente com a Covid-19, mas auxilia “no tratamento do paciente acometido pelo coronavírus, que pode desencadear outras comorbidades por longo tempo de internamento como infecções”.