Shows foram cancelados no mundo todo desde que foi decretado o estado de pandemia do novo coronavírus, a fim de evitar aglomerações. Mas os artistas se reinventaram e o que começou com uma interação pelo Instagram, com a câmera do celular e um violão, cresceu e caiu no gosto popular. As “lives” (transmissões ao vivo) têm entretido – literalmente – milhões de pessoas neste período de isolamento social.
Aqui no Brasil já foram realizados até alguns festivais virtuais, organizados por gravadoras e alguns veículos de comunicação. Até que o cantor Gusttavo Lima mudou a forma de produção, investiu na estrutura e lançou, no final do mês de março, o “Buteco em Casa”, uma versão menor do seu show. Quase quatro horas de música, conversa e um recorde: 750 mil visualizões simultâneas.
Marília Mendonça brincou, no Twitter, e disse que o sertanejo “inflacionou o mercado das lives”. Outros artistas aderiram ao formato, como Xand Avião, a dupla Jorge e Matheus – que bateu Gusttavo, com 3,1 milhões de visualizações simultâneas -, e a própria Marília. Esta, por sua vez, “quebrou a internet”, com o mais novo recorde: três milhões e 200 mil acessos simultâneos, no último dia 8 de abril.
Péricles, Bruno e Marrone e mais músicos também realizaram os shows virtuais. Em troca, todos eles abriram espaço para anúncios governamentais e campanhas de doações, de alimentos ou outros itens. Toneladas de cestas básicas, por exemplo, já foram arrecadadas.
Agora, há uma verdadeira “agenda cultural virtual” para os próximos dias de quarentena. Nomes como Harmonia do Samba, Dilsinho, Mumuzinho, Turma do Pagode e uma nova live de Gusttavo Lima (neste sábado, 11/4) integram a lista. Artistas de outras áreas, como Whindersson Nunes, também já agendaram apresentações. A do humorista está marcada para o próximo dia 20.
Ah! E neste domingo de Páscoa, um convite internacional, diretamente da Catedral de Milão, na Itália. O tenor Andrea Bocelli faz uma apresentação às 14h.
Quer saber tudo o que já está marcado para os próximos dias? Confira abaixo a programação:
ESTA SEXTA-FEIRA (10/4)
Marcos e Belutti – 19h
Rennan da Penha – 19h
Imaginasamba – 20h
KLB – 20h
Marcelo D2 – 22h
SÁBADO (11/4)
Dennis DJ – 15h
Matheus e Kauan – 16h
PK – 20h
Gusttavo Lima – 20h
DOMINGO (12/4)
Andrea Bocelli – 14h
Michel Teló – 14h
Turma do Pagode – 16h
Crioulo – 18h
Zé Neto e Cristiano – 18h
Racionais – 20h
QUARTA-FEIRA (15/4)
Revelação – 21h30
SEXTA-FEIRA (17/4)
Felipe Araújo – 20h
Delacruz – 22h
PRÓXIMO SÁBADO (18/4)
Alexandre Pires – 18h
Fernando e Sorocaba – 18h
Wesley Safadão – 20h
Orochi – 22h
PRÓXIMO DOMINGO (19/4)
Ferrugem – 16h
20 de abril (SEGUNDA-FEIRA)
Pixote – 20h
Villa Mix em Casa – 20h
21 de abril (TERÇA-FEIRA)
Raça Negra – 117h30
Dilsinho – 19h
25 de abril (SÁBADO)
Gustavo Mioto – 20h
26 de abril (DOMINGO)
Mumuzinho – 16h
Luan Santana – 18h