A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), começa a pagar na próxima segunda-feira (6/4), o benefício de R$ 270,00 do “Salvador por Todos”. A medida tem como alvo trabalhadores informais e individuais cadastrados, ou que iniciaram o cadastramento junto ao município até o último dia 20 março.
Os pagamentos serão feitos inicialmente a 14 mil trabalhadores informais registrados na Secretaria de Ordem Pública (Semop), independentemente da idade; a recicladores registrados na Limpurb; a guardadores da Transalvador; e a taxistas e mototaxistas acima de 60 anos credenciados na Secretaria de Mobilidade (Semob). O trabalhador deverá acessar o site da campanha, digitar o CPF ou Número de Identificação Social (NIS) e verificar se possui direito ao saque e quando poderá fazer isso.
O benefício será pago por três meses (abril, maio e junho) e será feito nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e lotéricas (nesse caso apenas com um dos cartões sociais citados abaixo), por ordem alfabetica. A Prefeitura ainda faz validação de dados para incluir os motoristas de aplicativos acima de 60 anos e comerciantes informais já cadastrados que não possuem NIS.
Confira programação:
* Trabalhadores com nomes iniciados com a letra A: pagamento a partir desta segunda (06);
* Trabalhadores com iniciais B, C ou D: saque a partir de terça-feira (07):
* Trabalhadores com iniciais E: retirada a partir de quarta-feira (08);
* Trabalhadores com iniciais F, G, H ou I: saque a partir de quinta-feira (09)
* Trabalhadores com iniciais J: pagamento a partir do dia 13;
* Trabalhadores com iniciais K e L: retirada a partir do dia 14;
* Trabalhadores com iniciais M: saque no dia 15;
* Trabalhadores com iniciais N, O, P, e Q: pagamento a partir do dia 16;
* Trabalhadores com iniciais R: retirada a partir do dia 17;
* Demais trabalhadores: saque a partir do dia 20.
Documentação necessária:
Os trabalhadores informais e individuais que possuem direito ao benefício e que pretendem sacá-lo na rede lotérica ou nos caixas eletrônicos de autoatendimento das agências devem portar documento de identidade e precisa ter um dos seguintes cartões: do Primeiro Passo, do Cidadão ou do Bolsa Família. Quem não possui nenhum dos cartões precisa se dirigir ao atendimento de balcão em qualquer agência do banco portando o número do NIS e documento de identidade.
Ampliação do atendimento:
Para garantir uma maior rede de atendimento, a Caixa vai se valer do decreto municipal de número 32.320, publicado anteontem no Diário Oficial (DOM), que permite a abertura de agências bancárias em centros comerciais e shoppings centers, preferencialmente para atender ao público do Salvador por Todos. Estarão abertas as agências de espaços comerciais como o Pituba Privilege, Mundo Plaza e dos shoppings Baixa dos Sapateiros, Caboatã (Imbuí) e Paralela.
Quem são os beneficiários:
Tem direito a receber o auxílio de R$270 mensais diversas categorias de trabalhadores cadastrados na Prefeitura, a exemplo de ambulantes, guardadores de carro que deixaram de faturar com a isenção temporária das vagas de Zona Azul na cidade, baleiros, baianas de acarajé, recicladores, taxistas e mototaxistas acima de 60 anos e motoristas de aplicativo também com idade superior a 60 anos.