A Polícia Civil, por meio de equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), fiscalizou, na manhã desta sexta-feira (20), a venda de álcool em gel, máscaras respiratórias e luvas nos estabelecimentos de cinco lodalidades de Salvador. As ações, de acordo com a pasta, atenderam às denúncias da prática de preços abusivos sobre os produtos indicados para a proteção do novo coronavírus.
Foram fiscalizados estabelecimentos comerciais na Mouraria, Caminho de Areia, Barra, Graça e Pelouinho. Ao todo, 20 locais foram visitados, entre farmácias, distribuidoras de materiais médicos e hospitalares, além de lojas de cosméticos. Cinco deles foram notificados.
Durante as ações, dois homens foram conduzidos à Decon após serem flagrados praticando a venda não autorizada de álcool em gel e máscaras. Eles foram ouvidos e liberados, mas tiveram o material foi apreendo.
Coordenadora da fiscaliação, a delegada Glória Isabel destacou a importância da comercialização adequada dos produtos. “Precisam de licenças específicas, não podem ser vendidos no meio da rua e sem os critérios estabelecidos para a sua regulamentação”.
No Caminho de Areia, o álcool em gel era vendido a R$ 20. De acordo com a polícia, o preço original, no mesmo estabelecimento, é de R$ 8,90. No local, os responsáveis foram obrigados a praticar o preço já estabelecido.