Salvador: Obras do BRT mudam trânsito e transporte público na Av. ACM; 35 linhas são afetadas

REGIÃO METROPOLITANA

A continuidade das obras do primeiro trecho do BRT influenciará no trânsito e no transporte público da Avenida ACM, sentido Lucaia. As mudanças de trânsito começam nesta quinta-feira (30/1), enquanto que as alterações no sistema de transporte público têm início no sábado (1/2).

Entre as mudanças que já começam na quinta está o fechamento do retorno localizado nas proximidades da Rua da Polêmica. Com isso, será aberto um novo retorno, mais à frente, nas proximidades do Edifício Cidadela. O fluxo de veículos será ordenado através de semáforos, como já acontece atualmente. Para utilizar o retorno, os veículos deverão acessar a via marginal nas proximidades da Rua da Polêmica. Essa mudança será definitiva.

Outra alteração definitiva, também a partir desta quinta, vai ser retirada de todo o estacionamento Zona Azul da via marginal da avenida. As vagas serão retiradas paulatinamente, até o dia 3 de fevereiro, quando não será mais possível utilizar o local para estacionamento. Agentes da Transalvador estarão pela região para tirar dúvidas e orientar os condutores sobre as mudanças.

COLETIVOS

As alterações no sistema de transporte público começam no sábado, após o início das alterações viárias promovidas pela Transalvador. No total, 35 linhas que circulam pela Avenida ACM passarão a rodar pela via marginal, no sentido Lucaia, entre a Igreja Universal e a Ladeira da Cruz da Redenção.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), as alterações afetarão 22 linhas oriundas da Rótula do Abacaxi e outras sete que descem o Viaduto Raul Seixas, além de seis que estão fazendo retorno próximo ao Shopping da Bahia.

As linhas provenientes da rótula são:

0207-Massaranduba/Itaigara
0218-Ribeira/Pituba
0342-Vale dos Rios/Circular A
0344-Vale dos Rios/Circular B
0422-Pero Vaz/Itaigara,
0426-Santa Mônica/ Pituba
0518-Sussuarana/CAB /Eng. Velho de Brotas
0713-Santa Cruz/Calçada/Bonfim
0907-Boca do Rio/Ribeira,
0914-Vale dos Rios/Stiep R3
0915-Vale dos Rios/Stiep R4,
0933-Rio das Pedras/ Praça da Sé
1220-Mata Escura/Pituba
1301-Estação Pirajá/Brotas
1320-Pau da Lima/Nordeste
1341-Estação Pirajá/Barra 2
1386-Nova Brasília/Barra
1538,01 e 02- Conjunto Pirajá 1/Pituba
1622-Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato/ Pituba
1643-Fazenda Coutos/Pituba
1645 01 e 02- Alto da Terezinha/Rio Sena/ Pituba
1652- São João do Cabrito/Pituba

Já as que passam pelo viaduto são: 

0102-Barbalho/Iguatemi
0421-Pero Vaz/Pituba
0813-Pituba/Vila 2 de Julho/Trobogy
1052-Estação  Mussurunga/ Barra 2 1129-Cabula 6/Pituba
1231 e 01-Sussuarana/Barra 2
1386-Nova Brasilia/Jardim Nova Esperança/Barra

As seis linhas que fazem o retorno próximo ao Shopping da Bahia, sentido Lucaia, terão seus itinerários alterados passando pela marginal da Avenida ACM, na altura da MC Donald´s, seguindo pela Avenida Paulo VI (ao lado do Hiper Posto), Rua Wanderley Pinho, fazendo o retorno de volta à Avenida Paulo VI, pegando novamente a marginal da Avenida ACM.

Esses veículos que circulam nessas linhas terão como parada o ponto do entrada do Alto do Saldanha (antiga Comercial Ramos).

Abaixo, a relação dessas linhas: 

1614 Mirantes de Periperi – Itaigara
0715 Lapa – Santa Cruz
0710 Santa Cruz – Aquidabã
0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios
1018 Alto do Coqueirinho – Campo Grande
0714 Santa Cruz – Campo Grande R1

Pontos

Essas mudanças irão afetar cerca de 300 ônibus em horário de pico. O ponto de ônibus que funciona ao lado do viaduto Raul Seixas, defronte à Praça Newton Rique, será desativado e passará a ser no passeio em frente à Igreja Universal. Uma segunda parada, na altura das concessionárias Baviera e Citroen, será realocada para frente do Sine Bahia.

O ponto que fica no lado oposto ao MC Donald’s será desativado e reinstalado logo depois da entrada da Rua da Polêmica, perto do posto Shell. Uma última parada de ônibus localizada na passarela que fica defronte à Comercial Ramos será reposicionada para a marginal, o que dá aproximadamente 30 metros de distância, apenas.

Passarela – Nessa localidade, é bom frisar, a passarela que liga a Comercial Ramos ao Hospital Teresa de Lisieux será demolida. De acordo com o Consórcio BRT, uma nova estrutura provisória atenderá aos pedestres que precisam fazer uso do equipamento para atravessar a avenida. Consequentemente, o ponto em frente ao hospital (sentido Shopping da Bahia) será deslocado para poucos metros à frente, sem afetar a rotina dos transeuntes e usuários de ônibus.

Novo modal – As intervenções do primeiro trecho do BRT, que compreendem trecho de 2,9 Km de extensão ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô), estão previstas para serem totalmente concluídas até o final deste ano. O investimento é de R$ 212.781.070,50, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *