O único trem do Subúrbio Ferroviário de Salvador que estava em funcionamento quebrou no início da noite desta quarta-feira (6), deixando os passageiros sem o serviço. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), que é responsável pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), não há previsão de retorno.
Os outros três trens que operavam no sistema, que liga a Calçada a Paripe Subúrbio, também estão em manutenção, sem previsão de retorno. A frota do sistema baiano opera há 59 anos, de acordo com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – são 19 anos a mais do que a vida útil de equipamentos desse tipo.
Este último trem que estava em funcionamento, segundo a Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), entrou em manutenção por volta das 11h desta quarta, quando foi enviado para reparos na oficina, e voltou a transportar passageiros apenas às 16h20. À noite, porém, quebrou novamente.
Relatos de passageiros, entretanto, dão conta de que houve quem esperasse desde às 8h30 pelo trem sem conseguir embarcar. A situação, segundo os usuários, é recorrente.