A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Lauro de Freitas identificou, nesta segunda-feira (21), vestígios de óleo na foz do Rio Joanes, em Buraquinho. As manchas foram encontradas na foz do rio, um dos principais mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Salvador.
Em nota, a Prefeitura de Lauro de Freitas informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foi acionado e enviará uma equipe para vistoriar a área.
A tendência, de acordo com a prefeitura, é que equipes de contingência do órgão federal sigam monitorando as áreas no encontro do rio com a praia e continuem com o trabalho de remoção das manchas de óleo na orla da cidade.
Antes de atingir o Rio Joanes, a substância já havia sido encontrada nas praias de Ipitanga e Vilas do Atlântico. Além de Lauro de Freitas, houve registro da substância nas cidades de Vera Cruz, Itaparica, Salvador, Jandaíra, Itacaré, Conde, Camaçari, Entre Rios, Esplanada e Mata de São João.
Por causa do problema, o governo do Estado decretou estado de emergência.